Uma criança de dois anos morreu por conta de uma meningite bacteriana em São Gabriel na madrugada da última terça-feira. Na manhã desta quarta, as secretarias de Saúde e Educação do município convocaram uma reunião na Escola Municipal de Educação Infantil Nossa Senhora Menina, onde a menina estudava - o nome da criança não foi divulgado.
Com salários atrasados, 40 profissionais da saúde cogitam paralisar as atividades
De acordo com o secretário de educação, Sildo Cabreira, durante a reunião, profissionais deram orientações para os pais e professores, e esclareceram que as aulas não devem ser suspensas, pois o caso não se trata de nenhum surto. Os cuidados com higiene deverão ser redobrados no local.
- Foi uma fatalidade, mas não se trata de nenhum surto. A escola sempre tomou todas as medidas devidas de higienização, mas vai redobrar os cuidados com a limpeza - ressalta o secretário.
Segundo o secretário da saúde, Ricardo Coirolo, um exame feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen) atestou que a bactéria se trata de uma pneumocócica e não meningocócica, que é a forma mais grave da infecção.
- Nesse caso, não quer dizer que a pessoa infectada com essa doença vai passar para outra, e mesmo que passe para outra, ela pode contrair uma infecção normal de via aérea mas não desenvolver a meningite. Não existe nada para se alarmar agora, essas outras crianças que tiveram contato com a menina não correm risco - explica Coirolo.
Farmácia de Medicamentos Especiais passa a funcionar em novo local a partir de terça
A criança havia sido diagnosticada com a doença na última sexta-feira e estava em tratamento em um hospital de Porto Alegre.
A meningite é uma infecção das membranas que recobrem o cérebro (as meninges) e a medula espinhal. A doença provoca sintomas como dor de cabeça e na nuca, rigidez no pescoço, febre e vômito. Ela pode evoluir rapidamente, em especial entre crianças e adolescentes, para perda dos sentidos, gangrena dos pés, pernas, braços e mãos. Ela pode ser causada por vírus, bactérias, fungos e protozoários.